domingo, 20 de outubro de 2013

Incêndios na Austrália ameaçam chegar em Sydney

 Mais de 200 residências foram destruídas e outras 120 danificadas nos incêndios que assolam há uma semana o Estado da Nova Gales do Sul



Os bombeiros australianos reforçaram seu dispositivo neste domingo para fazer frente aos gigantes incêndios que assolam a região de Sydney, atiçados por uma combinação de seca, altas temperaturas e ventos de até 100 km/h.
Mais de 200 residências foram destruídas e outras 120 danificadas nos incêndios que assolam há uma semana o Estado da Nova Gales do Sul.

O pior foi registrado nas Montanhas Azuis, a alguns quilômetros a oeste de Sydney, e que cobriu o céu da cidade com fumaça e cinzas.

Os danos materiais são grandes, mas, por ora, apenas um homem de 63 anos morreu provavelmente por causa de uma crise cardíaca quando tentava proteger sua casa das chamas no norte de Sydney.



Neste domingo, há três focos abertos nas Montanhas Azuis, e se teme que nos próximos dias o fogo possa unir-se para formar um gigantesco incêndio, que poderá se aproximar de Sydney.

O primeiro-ministro do Estado, Barry O'Farrel, decretou estado de emergência e deixou para os bombeiros a decisão de evacuar os habitantes e multar as pessoas que se negam a abandonar seus lares.

Também foi emitida uma ordem de evacuação da localidade de Bell, nas Montanhas Azuis, e em Sydney e seu arredores está expressamente proibido acender algum tipo de fogo.

Estamos nos preparando para o pior, mas confiamos que isso não vai acontecer, afirmou O'Farrel.

Os bombeiros tiveram um alívio na sexta e no sábado devido a uma queda das temperaturas e diminuição dos ventos, mas as condições climatológicas ameaçam piorar de novo neste domingo com força de ventos de até 100 km / h.

Nós nos encontramos em uma situação sem precedentes em relação ao risco e à exposição da região das Montanhas Azuis e de Hawkesbury, afirmou o chefe dos bombeiros da região, Shane Fitzsimmons, que vaticinou que os próximos dias serão muito difíceis.

É preciso remontar aos aos 1960 para encontrar condições similares, apesar de os incêndios de agora serem muito mais importantes, segundo Fitzimmons.

Na véspera, o exército australiano anunciou que está investigando a possibilidade de que exercícios de treinamento com explosivos tenham originado um dos incêndios que arrasam a região sudeste do país.

As Forças de Defesa australianas tentam descobrir a causa do fogo, desatado perto de Lithgow, um campo do exército.

O incêndio começou em 16 de outubro, dia em que o pessoal do exército realizava exercícios de treinamento com explosivos, afirmaram as forças armadas em um comunicado.

Os incêndios costumam ser frequentes na Austrália de dezembro a fevereiro, os meses do verão do austral, mas este ano começaram muito antes devido ao inverno quente e às altas temperaturas.

Em 2009, em um incêndio no Estado de Vitoria (sul), morreram 173 pessoas e milhares de casas ficaram reduzidas a cinzas.

Fonte: 

(Notícias)Maurício Gama na Web!

Nenhum comentário:

Postar um comentário